ALMANAQUE DA CULTURA CAIPIRA II

Escola da Mata Atlântica em Parceria com o Ponto de Cultura Caipira e a Escola Estadual Municipalizada Vila Silva Jardim

 

O projeto Resgate Cultural mexeu muito com nosso grupo escolar. Quando começamos a pensar nas brincadeiras, brinquedos, histórias, músicas, anedotas e causos dos tempos remotos, que aos poucos vão se perdendo com os avanços da tecnologia, logo pensamos também na nossa infância e adolescência aqui, em Aldeia Velha, nesta escola também.
Ao apresentar aos alunos o projeto percebemos o entusiasmo dos mesmos. Todos tinham algo a compartilhar. A Escola Vila Silva Jardim mais uma vez foi presenteado com este maravilhoso   projeto. Toda semana nos reunimos para planejarmos as nossas aulas e atividades do Pontinhos.
A cada dia surgia uma novidade. Tivemos a visita de profissionais de diversas áreas compartilhando sua experiência de vida e também enriquecendo nossas aulas .
E é assim que vamos construindo a escola que sonhamos, valorizando os saberes e práticas da comunidade que vivemos e colaborando para que nossas raízes se mantenham vivas e gerando bons frutos.

 

ALMANAQUE DA CULTURA CAIPIRA I

Ponto de Cultura Caipira

 

Aldeia Velha, terra que coleciona centenas de histórias que vem desde a época dos índios, que coleciona pessoas que mais parecem personagens de livros de ficção, é cheia de causos que ainda são recontados nas 

suas baixadas ao pé da Serra Grande. É coleção de curiosidade, de bicho e de gente, de assombração e de lembranças que são verdades verdadeiras. E nada melhor do que um almanaque pra guardar essa coleção tão especial que temos na nossa região. Por isso, pensando nos colecionadores e na memória popular, o Ponto de Cultura Caipira lança o áudio livro, resultado das aulas de música do projeto, em formato de Almanaque, recortando e colando fatos, receitas, pessoas e demais pedacinhos que compoem as histórias do lugar.
O áudio-livro traz o trabalho musical primoroso e personalizado que foi desenvolvido pela cantora e cavaquinista Luciane Menezes junto às turmas de crianças e adolescentes, sob a supervisão dedicada e o auxílio técnico do professor de áudio, Surian Santos. As músicas x e y foram compostas pelas próprias crianças. O resgaste da mazurca... seu milton.... que maravilha, lalala

Ouça aqui os podcasts Lendas, causos e músicas: podcasts da cultura caipira

Secretaria de Cultura e Economia Criativ
RA PRESENTE + GOV RJ COR.png