top of page

Quem Somos?

 

Julia Botafogo

Julia Botafogo é Produtora Cultural por formação e fotografa por paixão. Possui graduação em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e Pós Graduação em Gestão Cultural pela Universidade Carlos III de Madrid. Atua na criação e se envolve em diversos projetos que permeiam a educação diferenciada, a agroecologia, a permacultura, a tradição oral, cultura livre. Participa da Rede dos Pontos de Cultura,  atuando no Ponto de Cultura Caipira em Aldeia Velha e no Ponto de Cultura Caiçara nas comunidades da Península da Juatinga em Paraty.

Tadzia Maya
Tainá Mie Soares

Nasci em Petrópolis, RJ, e fui criada nas montanhas de Araras. A paixão por escrever me levou a estudar Jornalismo na UERJ, onde conheci o movimento software livre. No tempo que passei no Rio também me envolvi com coletivos de cultura digital e de ocupação urbana. Os 10 anos que passei lá foram tempo suficiente para decidir me mudar para Aldeia Velha onde hoje eu crio meu filho. Tenho formação em Docência do Ensino Fundamental e Médio e fiz mestrado em Ciências Ambientais e Sociais na UFRRJ. Minhas áreas de pesquisa são os commons, as sementes e as culturas tradicionais e a educação e a comunicação populares e alternativas. No dia a dia procuro me ocupar de dançar, plantar, escrever e cozinhar.  

Trabalha através da Historia Ambiental e da Agroecologia com populações tradicionais em  Unidades de Conservação e na Agricultura Familiar. Participa do Projeto de Extensão Universitária  IGEO-UFRJ Raízes e Frutos, nas comunidades caiçaras da Peninsula da Juatinga em Paraty e do  Ponto de Cultura Caipira da Mata Atlântica em Aldeia Velha. Trabalhou em  pesquisas e projetos com povos Sambaquieiros, Guaranis, Pataxós, Charruas, Caipiras, Quilombolas e Caiçaras, através de instituições como AECID- IPHAN, o Ministério da Fazenda, Brasil Warrant, Vatelon e UFRJ.  Participou da pesquisa, produção e assitencia de direção nos documentários, "É da Roça" (2005), "Aldeia Velha e Suas Raízes" (2007), "Lá e Cá" (2007), Carta Caiçara (2009), "Olhar Caipira" (2011), "Rap da Horta" (2012), "Reserva Caiçara" (2013). Também é membra fundadora da EMA.

bottom of page