top of page
Ponto de Cultura Caipira


Estamos inseridos na rede nacional de Pontos de Cultura, uma grande ação do governo federal brasileiro, replicada por governos estaduais e municipais, que visa reconhecer e patrocinar por meio de editais públicos iniciativas culturais em todo Brasil.  O Ponto de Cultura Caipira, gerido pelo nosso coletivo, oferece atividades educativas para a comunidade de Aldeia Velha, como aulas de música, áudio, vídeo, informática, agroecologia, circo e contação de histórias, além de intercâmbios, encontros e vivências. Organizamos a vivência de coleta de sementes, além das caminhadas griô e encontros com os mais   velhos da comunidade afim de recolhermos causos e histórias da região. 

Aldeia Cultural
 

O Aldeia Cultural é um evento de valorização da cultura rural realizado desde 2006 na comunidade de Aldeia Velha. Esta iniciativa nasceu em resposta a uma demanda local e teve como objetivo mapear e mobilizar os principais agentes socioculturais de   Aldeia Velha. Foi feita uma reflexão conjunta sobre o desenvolvimento cultural local, os potenciais e necessidades presentes, considerando seus aspectos culturais, econômicos, ambientais e de saúde.

A programação conta com shows, circo, teatro, ofi cinas, palestras e uma feira de produtores com distribuição de mudas e sementes crioulas.

Seu maior foco é valorizar e articular os conhecimentos e potencialidades dos arredores, realizando um intercâmbio positivo com as manifestações artísticas regionais. O projeto já lançou um Documentário «Aldeia Velha e suas raízes”, um curta-meragem, 2 mapas êmicos, uma pesquisa histórica, 2 Almanaques Sonoros da Cultura Caipira, entre outros. Em   2009 ganhou o prêmio Areté do ministério da Cultura. Seu público-alvo são moradores, agricultores, artesãos, produtores, estudantes, Pontos de Cultura da Baixada Litorânea, assentados, agricultores familiares, turistas e   visitantes de diferentes regiões.

bottom of page